sexta-feira, 17 de junho de 2011

NOSSO PARTIDO É A CULTURA!


Reunidos no Centro de Cultura Adonias Filho, na tarde de 16 de junho, faeguezeiros (nome adotado pelos participantes do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais – FAEG) de diversas cidades do Litoral Sul - entre elas, Itabuna, Mascote, Floresta Azul, Uruçuca, Canavieiras, Ilhéus, Camacan, Buerarema, Una e Itacaré - discutiram a Proposta da nova formatação de reuniões do Fórum, a partir de um Ciclo de Debates Culturais.
Em cada encontro, um convidado especial fará uma palestra sobre um tema ligado à Produção, Projetos ou Gestão Cultural. “Desta forma, além de tornar as reuniões cada vez mais produtivas, elas irão aproximar mais gestores e artistas, apontar caminhos para as Políticas Públicas de Cultura e fortalecer o Território.”     

O encontro contou também com a participação de Anderson Melo, Representante Territorial de Cultura que apresentou a Metodologia das Conferências Municipais e os prazos estabelecidos pela SECULT para a realização das mesmas: julho e agosto.  Vale salientar que “as conferências são espaços destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos. O Poder Público Municipal é o principal responsável pela convocação, regulamentação e realização da Conferência Municipal de Cultura, ainda que exista a possibilidade de realização de conferências livres, de iniciativa da sociedade civil organizada”, explica o Manual da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia, Etapa Municipal, distribuído pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Outras questões importantes foram debatidas nesta primeira reunião da nova diretoria, formada por Pawlo Cidade (presidente), Maria Conceição (vice-presidente) e Alessandra Barreto (Secretária), como o Calendário de Encontros, pontuado pelas reuniões extraordinárias e ordinárias - Canavieiras, Arataca, Itacaré e Floresta Azul já se colocaram à disposição para sediar as próximas sessões ordinárias; A Lei Cultura Viva e a Articulação dos Pontos de Cultura ficou a cargo de Luís Dantas que relatou as principais ações das equipes envolvidas com estes processos; sobre a Escola de Sanfoneiros que será promovida pela Pró- Reitoria de Extensão, alguns pontos ainda precisam ser ajustados para que ela tenha início no próximo semestre; Letto Nicolau esboçou alguns questionamentos sobre a logística para o transporte dos membros do FAEGSUL para participar do FORTEATRO-SUL nas quatro primeiras cidades de julho e Pawlo Cidade fez rápidos comentários sobre os principais editais abertos da SECULT na última semana.


Juliana Machado apontou um questionamento sobre o limite orçamentário para o financiamento dos projetos através da Demanda Espontânea e do Edital “Projetos Calendarizados”. O FAEGSUL e a Representação Territorial da SECULT ficaram responsáveis para responder à indagação até a próxima segunda-feira.
No item, “o que ocorrer”, alguns agentes culturais convidou os presentes para o São João de suas cidades e o historiador André Rosa, com vistas à recuperação do Espaço Casa Aberta, resolveu passar um livro de ouro com a turma – prática incomum em nossos encontros, mas, que sensibilizou artistas e gestores.
Por fim, Alessandra Barreto fez uma dinâmica sobre "a visão do mundo e os problemas à nossa frente." Pois é, nunca é tarde lembrar que nosso partido é a Cultura. Quando, por fim, cada um dos 26 municípios do Território focar, implantar e engendrar Políticas Públicas de Cultura que perpassem governos, nossa missão estará apenas começando.”


PRÓXIMA REUNIÃO DO FAEG: 14 de julho, quinta-feira.
HORÁRIO: 9h30
LOCAL: Auditório da Torre, UESC*
QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer pessoa interessada em Arte, Cultura e Políticas Públicas.

*Poderá haver mudança no local da reunião. Postaremos mais informações nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário