quinta-feira, 14 de julho de 2011

CICLO DE REUNIÕES PREPARATÓRIAS PARA CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE CULTURA

Na reunião de hoje, com os participantes do Fórum de Agentes, Gestores e Empreendedores Culturais - FAEG, algumas cidades definiram seu calendário para as Conferências Municipais de Cultura. O Representante Territorial da SECULT, Anderson Melo, apresentou o vídeo de chamamento da Conferência Estadual de Cultura, com ênfase na Conferência Municipal e em seguida montou um Ciclo de Reuniões preparatórias com todos os presentes. Na oportunidade, Anderson falou sobre a Metodologia de Trabalho das Conferências, através da Matriz FOFA. 

A Matriz FOFA é frequentemente utilizado em trabalhos participativos, sendo muito útil para análise de cenários em determinados projetos. Ela busca instrumentalizar uma análise racional, possibilitando qualificar as ideias segundo critérios preestabelecidos. Ela possibilita decompor ideias em Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças. Daí, "FOFA".

As Fortalezas representam os pontos positivos, sob controle, é um fator interno; as Oportunidades representam os pontos positivos, sem controle, ou seja, representa um fator externo; as Fraquezas representam os pontos negativos, sob controle, é um fator interno e as Ameaças os pontos negativos, sem controle, é um fator externo.

 Pawlo Cidade
 Áurea (Canavieiras) e Tia Lúcia (Itabuna)
Ceiça (Una)

Esta ferramenta será discutida com mais precisão nos dias e locais abaixo como etapa preparatória para a realização da Conferência Municipal de Cultura:

18/07 - segunda-feira
Almadina
Local: Câmara de Vereadores
Horário: 9h00
Cidades convidadas: Coaraci, Itapitanga, Itajuípe.

19/07  - terça-feira
Itapé
Local: CRAS
Horário: 9h00
Cidades convidadas: Ibicaraí, Barro Preto e Floresta Azul

20/07 - quarta-feira
Camacan
Local e horário a definir
Cidades convidadas: Mascote, Jussari, Pau Brasil, Itajú do Colônia, São José da Vitória, Arataca

21/07 - quinta-feira
Una
Local: Espaço do Educador
Horário: 9h00
Cidades convidadas: Santa Luzia, Canavieiras

22/07 - sexta-feira
Itacaré
Local e horário a definir
Cidades convidadas: Aurelino Leal, Ubaitaba, Maraú, Uruçuca.
 
26/07
Ilhéus
Local: Fundação Cultural de Ilhéus
Cidade Convidada: Itabuna
Horário: 15h00

As cidades sede do Ciclo Preparatório deverá providenciar:

6 Folhas de Cartolina (Amarelo – Branco – Azul)
3 Pincel Atômico
2m Papel Craft ou Madeira
2 Tesouras
Fita Crepe/Durex
TV
DVD
Data show
Computador

Pawlo Cidade, ao finalizar o encontro, agradeceu a presença de todos e o apoio dos municípios nos encontros do FAEG. Estiveram presentes as cidades de Ilhéus, Itajuípe, Coaraci, Buerarema, Itapé, Floresta Azul, Almadina, Uruçuca, Ibicaraí e Itabuna.

A próxima reunião do FAEG será, exclusivamente, na segunda-feira do dia 08 de agosto de 2011. Em virtude dos trabalhos das conferências, não será mais na cidade de Canavieiras e sim na cidade de Itabuna, no Centro de Cultura Adonias Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário