quarta-feira, 26 de abril de 2017

FAEG-Sul Itinerante esteve em Santa Luzia!

Memória e patrimônio cultural de Santa Luzia em
 destaque na passagem do FAEG-Sul Itinerante pela cidade.
O projeto contempla dez municípios do Território Litoral Sul e se estende até dezembro de 2017. Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), e apoio institucional das prefeituras municipais.

Artistas, autoridades e comunidade de Santa Luzia receberam com entusiasmo o projeto itinerante do Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), no último dia 20 de abril. Durante todo o dia, o Centro Educacional Santa Luzia se transformou em palco para apresentações de música, dança, teatro, exposições de fotografias históricas, artesanato, artes plásticas e oficinas.

A população também participou das oficinas de Literatura de Cordel com Xilogravura, ministrada por Mestre Lainha e de Contação de Histórias, conduzida por Mirian Oliveira. A Prefeitura de Santa Luzia apoiou totalmente o projeto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sob a gestão de Suzzany Gavazza. A secretária mobilizou professores, funcionários, estudantes, artistas e representantes institucionais, que participaram intensamente das atividades, em conjunto com o coordenador do Centro Educacional e mobilizador do FAEG-Sul, Adeilton Bispo Santos.

Participaram do evento o vice-prefeito, Fernando Brito (representando o prefeito Antonio Guilherme); secretários municipais de Meio Ambiente, Max do Carmo e Assistência Social, Vera Brito; chefe de Gabinete, Alda Sobral; presidente da Câmara Municipal, Leonel Eleotério; vereadores Paulo Farias, Conguinha e Raimundo de Lima e o diretor do Centro Educacional, Gervásio Correia. Presentes também gestores e produtores culturais dos municípios de Pau Brasil, Canavieiras, Ubaitaba, Itabuna e Ilhéus. O cerimonial foi conduzido pela atriz, produtora cultural e proponente do projeto, Eva Lima.

A mostra cultural que agitou Santa Luzia foi abrilhantada pelo show musical de Herbert Brumm e apresentações do grupo de teatro dirigido pelo professor Randemark Oliveira de Jesus; Ballet Iris Silva e grupo de dança Kívia Procópio, encerrando com intervenção do grupo folclórico Boi Estrela (bumba meu boi). Destaque para a exposição de artes plásticas de Max do Carmo e Dinorá e artesanato em madeira de Almir Souza de Araújo, além da mostra de fotografias retratando a história de Santa Luzia e participação de Tutinha do Acarajé, homenageada por Mestre Lainha com cordel.

O presidente do FAEG-Sul, Victor de Aziz, ministrou palestra sobre os objetivos e atividades do fórum, que atua com apoio dos seus membros e das instituições Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul e dos pontos de cultura Associação Culto Afro Itabunense (ACAI), Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos (SFCI), Literatura de Cordel para Todos, Associação Comunidade Tia Marita, Associação Filtro dos Sonhos, Câmara Temática de Cultura do Território Litoral Sul, Centro de Cultura Adonias Filho, Associação Cultural Amigos do Teatro (ACATE); Terroir Cacau, Espaço Cultural IHASE e Fundação Canto das Artes.

O Projeto FAEG-Sul Itinerante contempla dez municípios do Território Litoral Sul e se estende até dezembro de 2017. Já passou por Itapé e Santa Luzia e depois contempla os municípios de Itapitanga (11 de maio), Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro).

Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Cultura, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (PROEX/UESC).



FAEG-Sul Itinerante em Santa Luzia-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário