sábado, 29 de junho de 2013

PUBLICADA PORTARIA QUE PRORROGA OS PRAZOS DE REALIZAÇÃO DAS ETAPAS MUNICIPAIS OU INTERMUNICIPAIS, REGIONAL OU TERRITORIAL, ESTADUAL E DISTRITAL

A portaria nº 52, de 19 de junho de 2013, altera a de nº 33, de 16 de abril de 2013, definindo que as etapas antecedentes da 3ª Conferência Nacional de Cultura serão realizadas nos seguintes períodos:

I - Etapa Municipal ou Intermunicipal, até o dia 11 de agosto de 2013;
II - Etapa Regional ou Territorial, até o dia 15 de setembro de 2013; e
III - Etapa Estadual e Distrital até o dia 29 de setembro de 2013.

Acesse aqui a publicação na íntegra.

ATENÇÃO! A ETAPA NACIONAL PERMANECE DE 26 A 29 DE NOVEMBRO DE 2013.

Em http://www.cultura.gov.br/3cnc

Recebemos um e-mail do Coordenador de Relações Institucionais da FUNCEB com as seguintes datas das conferências:

Conferências Municipais e/ou Intermunicipais: de 02 de junho a 04 de agosto de 2013.
Conferências Territoriais: de 06 de agosto a 08 de setembro de 2013.
Conferências Setoriais: de 14 a 30 de setembro de 2013.

Conferência Estadual: 10 a 13 de outubro de 2013

E agora?

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ciclo de debates discute interfaces entre Dança e Esporte


Parte da programação especial do projeto Cultura em Campo – Esporte & Arte na cidade, o Espaço Xisto Bahia promove, nos dias 17, 18 e 19 de junho, o ciclo de debates Dança e Esporte – Interfaces possíveis, o qual tem por objetivo a reflexão sobre tais áreas e as interseções de seus universos. “ Dança e Esporte são áreas compostas por atividades que têm o corpo do indivíduo como instrumento principal de execução, de forma que as aproximações e semelhanças entre ambas são facilmente notadas”, afirma Isabela Silveira, coordenadora do espaço e idealizadora da proposta. Os debates acontecerão na Sala Principal do Espaço Xisto Bahia – Barris, subsolo da Biblioteca Central -, abertos ao público, com entrada é gratuita.

o ciclo é composto por três mesas de discussão, além da mesa de abertura, intituladas “O corpo como aprendizagem – o ensino de dança e esporte no ambiente escolar”; “O corpo como máquina – quando artistas e atletas se confundem” e ” O corpo como expressão da cidadania – zonas de ocupação do espaço urbano”. Dentre os palestrantes, já estão confirmadas as presenças de Dulce Aquino, pesquisadora referência na área e professora no Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fabiana Brito, pesquisadora, crítica de dança e também professora na UFBA, do medalhista paralímpico, Marcelo Collet, e do jornalista e fotógrafo, Nelson Oliveira.
Programação especial durante todo o mês de junho

sexta-feira, 7 de junho de 2013

SUDECULT DISPONIBILIZA MATERIAL DE PREPARATIVOS PARA AS CONFERÊNCIAS


A Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura – SUDECULT, disponibiliza arquivos que podem subsidiar o trabalho de gestores e dirigentes para a realização das conferências municipais de cultura da Bahia. Veja aqui a lista de arquivos para download.

Mais informações estão disponíveis pelo e-mail: 



segunda-feira, 3 de junho de 2013

MINISTÉRIO DA CULTURA VAI FAZER OFICINA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE CULTURA

Serão realizadas 17 oficinas em todo o país, e em Salvador a atividade acontece nos                            dias 05, 06 e 07 de junho na Casa dos Sete Candeeiros

Durante os dias 05, 06 e 07 de junho, o Ministério da Cultura (MinC) realiza, em Salvador, a Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura. A oficina acontece no auditório da Casa dos Sete Candeeiros (Rua São Francisco, nº32, Sé) – que é a primeira Casa do Patrimônio na Bahia e foi reaberta em maio após passar por uma reforma de dois anos. A ação é coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC) e conta com a co-realização da Representação Regional do MinC na Bahia e Sergipe e apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Cada oficina apresentará os conceitos, princípios e componentes do Sistema Nacional de Cultura (SNC) para a gestores responsáveis pela execução dos planos de trabalho de municípios que celebraram Acordos de Cooperação Federativa com o MinC, comprometendo-se a criar e a estruturar os sistemas de cultura e seus componentes.

Já se inscreveram gestores das cidades de Estância, Água Fria, Alagoinhas, São Francisco do Conde, Dias D’Ávila, Candeias, Itapicuru, Valença, Cairu, Simões Filho, Catu, Barreiras, Mansidão, Iaçu, Saubara, Rio Real, Salinas da Margarida, Andaraí, Sátiro Dias, Itabuna, Quixabeira, Barro Alto, Aurelino Leal, Madre de Deus Lauro de Freitas, Mascote, Nordestina, Feira de Santana e Salvador.

Serão promovidas 17 oficinas em todo o país para capacitar os agentes culturais envolvidos na construção de sistemas de cultura em estados e municípios. Já foram realizadas atividades nas cidades de Cuiabá, Goiânia, Campo Grande e Natal.



sábado, 1 de junho de 2013

VÁRIOS DIRIGENTES CULTURAIS DO LITORAL SUL ESTIVERAM PRESENTES NO VI FÓRUM DA ADIMCBA

Mesa de Abertura, com o Secretário Albino Rubim ao centro de camisa azul

As cidades de Itajuípe, Itapitanga, Aurelino Leal, Santa Luzia, Maraú, São José da Vitória, Una, Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Arataca, Almadina, Mascote e Itacaré estiveram representadas no VI Fórum de Dirigentes Culturais do Litoral Sul, no período de 27 a 29 de maio, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Paralelo ao fórum, também foi realizado o I Fórum de Conselhos Municipais de Cultura da Bahia. 

O presidente do FAEGSUL, Pawlo Cidade, que esteve no encontro, considerou o evento bem produtivo. Lamentou apenas a ausência das demais cidades e de vários conselheiros culturais do Estado. Sobre o Fórum de Conselhos disse: "Conselho de Cultura não é da sociedade civil, não é do governo. Conselho de Cultura é espaço de discussão, de debate, de diálogo." 

O Litoral Sul está de parabéns. Pelo menos, 50% dos municípios que compõem o Território estiveram presentes.

FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM ILHÉUS


Onze produções que marcaram a história do cinema baiano farão parte da Mostra Retrospectiva do III Festival de Cinema Baiano, que acontece entre 07 e 13 de junho, em Ilhéus. As sessões, realizadas no Cine Santa Clara, terão ingressos por R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50.

A mostra começa com os curtas-metragens "Entre o Mar e o Tendal" e "Vadiação", de Alexandre Robatto Filho, que serão exibidos no dia 08, às 14h. Na sequência, dia 9, às 14h, o público pode conferir “Deus e o Diabo na terra do Sol", de Glauber Rocha, indicado à Palma de Ouro em Cannes, em 1964. 

No dia 11, às 15h30 é a vez de "Diamante Bruto", de Orlando Senna, rodado em Lençóis. No dia seguinte, mesmo horário, a mostra traz a programação Super 8, que reúne os curtas: "Na Bahia ninguém fica em pé", de Edgar Navarro, Pola Ribeiro e Jose Araripe Jr; "Brabeza", de José Umberto Dias e Robinson Roberto Sales Barreto; e "Contos de Farda", de José Araripe Jr, além de "Lin e Katazan", "O Rei do Cagaço", ambos dirigidos por Edgar Navarro.


A programação se encerra com o documentário "Viramundo", de Geraldo Sarno, registro de imigrantes nordestinos em direção à cidade de São Paulo, nos anos 60. Premiado na França, Alemanha, Uruguai e Chile, o filme será exibido às 15h30 do dia 13 de junho.