Criado desde 2009, o Fórum de Agentes Empreendedores Gestores Culturais do Território Litoral Sul é um espaço público para discussão afirmativa das políticas públicas de Cultura. Aberto a todos os Atores Culturais do Território, tem no seu cerne um conjunto de Instituições Culturais Públicas e Privadas, Produtores e Grupos Culturais independentes voltados às questões específicas de interesse do Setor. Na pauta dessas discussões estão incluídas questões relativas a formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul.
O Fórum desenvolve ações no território com atividades diversificadas no campo da cultura, como encontros mensais para discussões acerca do fazer cultural e social, elegeu membros para os Colegiados e Conselho de Cultura do Estado, participa das conferencias de cultura municipais, territoriais, estadual e nacional contribuindo para a criação de políticas públicas e fortalecimento dos sistemas municipais de cultura nas cidades que fazem parte do Território Litoral Sul.
O FAEG-Sul, na busca de soluções coletivas para as demandas dos trabalhadores da cultura no território, vem discutindo propostas de aglutinação das potencialidades individuais disponíveis. Cada competência dos membros e recursos humanos dos que aderem ao Fórum são mobilizados a serviço do coletivo, sem prejuízo das necessidades e interesses pessoais ou corporativos. A importância desta proposta é incontestável à medida que a iniciativa apresenta concordância com as Estratégias 7 e 11 do Plano Estadual de Cultura do Estado da Bahia.
A expectativa é que o FAEG-Sul, com este projeto, consiga agregar ainda mais os Agentes e Gestores Culturais do Território em busca da concretização de políticas públicas para a cultura, estimulando as cidades do Litoral Sul o fazer cultural e a fortalecer os sistemas municipais de cultura nos municípios que fazem parte do Território.
O Projeto FAEG-Sul Itinerante contempla dez municípios do Território Litoral Sul e se estende até dezembro de 2017. A programação inclui oficinas de Literatura de Cordel, Contação de Histórias, Teatro, Música, Audiovisual e de Elaboração de Projetos, além de Roda de Conversa sobre Cidadania Cultural e palestras sobre Sistema Municipal de Cultura, Gestão Cultural e Patrimônio.
A primeira cidade a receber o projeto foi Itapé, no dia 09 de março. Em seguida, Santa Luzia (20 de abril), Itapitanga (11 de maio), Mascote (8 de junho), Almadina (13 de julho), São José da Vitória (10 de agosto), Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itajú do Colônia (14 de dezembro).
O FAEG-Sul Itinerante é uma realização do FAEG-Sul, com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Com apoio institucional da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Proex/Uesc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário