segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ITAPÉ PRIORIZOU TRÊS EIXOS


Apresentação de trabalhos 

A II Conferência Municipal de Itapé, realizada no último sábado, dia 27, mobilizou mais de 100 pessoas na comunidade, entre professores, artistas, gestores e estudantes. Foi priorizado três eixos dos seis propostos pela Conferência Estadual: "Pensamento e Memória", "Expressões Culturais" e "Gestão da Cultura". O primeiro foi mediado pela professora e diretora de Cultura de Itapé, Ana Marta; o segundo pelo diretor de Cultura de Buerarema, Andinho e o terceiro pelo presidente do FAEGSUL, Pawlo Cidade. Os eixos foram trabalhados a partir da Matriz FOFA, apontando as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças do município.

Na abertura, além dos autoridades presentes, a diretora de Projetos da FICC, Geny Xavier, a diretora de Marketing Cultural, Eva Lima e o presidente da ACATE - Associação Cultural Amigos do Teatro, Ari Filho e grupos de teatro e música da cidade fizeram apresentações e artesãos expuseram seus trabalhos. Para a Secretária de Educação e Cultura de Itapé, Leila Carine, a Conferência dará um novo rumo à Cultura do município, sobretudo com o apoio do Prefeito Jackson Rezende. "Vamos construir um plano de cultura forte que fomente arte, que aponte caminhos e que direcione as gestões futuras." E aproveitou para anunciar ao projeto itinerante de artesanato que percorrerá várias feiras culturais.

 Grupo de Hip Hop DRC

 Comunidade presente

Discussão no Eixo de Gestão da Cultura

Ao final, cada grupo apresentou três projetos municipais e um territorial; cinco delegados foram eleitos por contraste, sendo três da sociedade civil e dois do poder público. Em todos os grupos um projeto chamou  a atenção por estar presente em todos os eixos de discussão: a criação de uma Casa de Cultura, anseio número 1 de toda a comunidade. Pawlo Cidade destacou a importância de encaminhar o relatório à SECULT e dar continuidade ao Plano de Cultura com a criação do Grupo de Articulação do Município, já que Itapé ainda não possui Conselho de Cultura. Andinho elogiou todo o processo, parabenizando todos os envolvidos e convidando-os para a Conferência Territorial, em Ilhéus, nos dias 16 e 17 de outubro.

Delegados eleitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário